Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Para as mamães - Os sólidos

Bom Dia gente!


Hoje vim falar um pouco sobre a introdução dos sólidos na alimentação dos nossos bebês.

Eu sou uma legítima mãe de primeira viagem..não sei nada, pesquiso e pergunto tudo. Pode dar ovo? abóbora? cebola? azeite? Afff..as minhas amigas mamys sabem bem que vivo questionando tudo.

Por issooo resolvi postar aqui o que deu e está dando certo aqui em casa, já que sempre tem uma perdida como eu por aí.

Em relação aos alimentos, qual a melhor forma de dar, horários etc, isso vai de cada pediatra e, principalmente, de cada mãe.

O meu pediatra virou pra mim e disse: Escolha 3 ingredientes + 1 proteína que pode ser frango ou carne magra, cozinhe com quase nada de sal, mas tempere, amasse com o garfo e dê. Quando ele estiver comendo bem no almoço tu pode dar a janta já. Não fique separando as comidas, senão estará comendo bem aos 15 anos..Eu Ri hehehe.

Tem gente que prefere dar um item por vez, tem gente que faz a sopa, e por aí vai!

Quanto à consistencia, o ideal é já começar amassando no garfo, MAS cada criança responde de um jeito e TEM O SEU TEMPO. Aqui, o Cauã não teve jeito de comer amassado ou raspado, tive que bater no mixer, na consistência das papinhas da Nestlé. Com pedacinhos ele engasgava e cuspia, então entendi que com ele deveria ir mais devagar mesmo. E assim vou indo, batendo, depois amassando bem, depois amassando menos e assim vai.

Então com a papa salgada foi a mesma coisa, aliás está sendo, comecei batendo no mixer, porque não aceitava peneirado, agora já está na peneira grossa, mas ainda não no garfo, porque ainda estranha os pedaços. E assim vamos né hehe.

Tem gente que não aceita isso, que tenta de todo jeito começar amassando e a criança não come, eu penso que devemos respeitar o tempo e o jeito de cada bebê.

Comecei as frutas quando ele tinha 5 meses e meio, pois sentia que já estava na hora e deu certo. As frutas dei uma por uma para ele provar todas, algumas ele ainda não provou, mas tem tempo ainda hehe.
Depois comecei a misturar algumas vezes umas 2 para ficar gostoso e ele adorou. As únicas que ele não curte muito são: mamão e melão (igual a mamãe dele hehe).

Vou colocar a rotina de quando comecei só com as frutas:

07:00 mamadeira
7:30 - 9:00 dorme
09:30 fruta
10:30 mamadeira
11:00 - 12:30 soneca
13:00 fruta (para acostumar para o almoço já)
14:30 mamadeira
15:00 - 17:00 soneca
17:30  fruta
18:00 mamadeira
19:30 banho
20:00 fruta (as vezes dava mingau com fruta) para acostumar com a janta
21:30 mamadeira e cama

Eu li o livro da Encantadora de Bebês, o da capa rosa, e adorei! Ajuda muito a estipular a rotina. Claro que me bati mil vezes e recorri a questionar amigas e tal, porque achava que ele dormia mal. Bom, sobre a questão do sono depois eu conto em maiores detalhes o que eu fazia de errado para que ele não dormisse direito.

Ele faz a rotina de 4x4..ou seja mama a cada 4 horas. A Encantadora diz que a partir dos 4 meses eles devem seguir esta rotina, mas eu nem tentei isso com ele, isso foi acontecendo naturalmente. Dava de 3 em 3 horas e ele começou a não querer e foi indo até que fez 4 horas e assim ficou. Alguns mamas eu deixo 3 horas e meia pra conseguir ajustar à rotina e dá certo.

Bom, ele começou, com 6 meses, a comer a papa salgada e ficou assim:


07:00 mamadeira
7:30 - 9:00 dorme
09:30 fruta
10:30 mamadeira
11:00 - 12:30 soneca
13:00 almoço salgado (maneira de falar pq nem vai sal)
14:30 mamadeira
15:00 - 17:00 soneca
17:30  fruta
18:00 mamadeira
19:30 banho
20:00 fruta (as vezes dava mingau com fruta) para acostumar com a janta
21:30 mamadeira e cama

E agora ele começou a jantar a papa do almoço, ficando assim:


07:00 mamadeira
7:30 - 9:00 dorme
09:30 fruta
10:30 mamadeira
11:00 - 12:30 soneca
13:00 almoço salgado
14:30 mamadeira
15:00 - 17:00 soneca
17:30  fruta
18:00 mamadeira
19:30 banho
20:00 janta salgada
21:30 mamadeira e cama

Ainda não dou sobremesa, porque ele se entope de comida e não cabe mais nada. Tentei fazer uma gelatina natural de tangerina para dar de sobremesa ele quase vomitou ela haha..Morri de rir da cara de nojo que fez quando dei. Foi reprovada, mas um dia tento de novo.

Quanto aos ingredientes!

No início misturava 1 folha + 2 legumes + carne refogada no azeite com quase nada de sal. Cozinho junto, tiro a carne, passo na peneira e dou.
Comecei triturando a carne junto, foi horríveeelll..ele quase surtou de cólica, aí agora só cozinho ela junto, mais tarde introduzo ela novamente.
Comecei temperando com cebola e alho e ele teve cólica também, então vou tentar novamente semana que vem.

Ah eu não fiquei repetindo as comidas, só repito a do almoço no jantar.

As pessoas sugerem repetir para ver se causa alguma reação e poder identificar. Eu faço isso, mas substituindo um ingrediente, por exemplo semana passada coloquei abóbora misturada com alguns que já tinha dado e ele ficou com alergia..claro que ninguém sabe se foi a comida, se foi o calor, a calça diferente que usou, mas enfim fiquei de olho.

Agora estou misturando mais coisas, ficando assim:
1 Proteína +2 folhas + 2 ou 3 legumes + 1 grão

Proteínas:
Carne de boi magra, Frango, peixe.

Folhas:
couve, alface, rúcula, agrião, repolho, chicoria, almeirão, escarola, espinafre, mostarda, moyashi, radite, broto de feijão.

Legumes:
cenoura, beterraba, couve-flor, nabo, berinjela, chuchu, quiabo, brócolis, abobrinha, abóbora, cenoura, beterraba, batata, batata-doce, inhame, cará, mandioca, batata-salsa.

Grãos:
feijão, arroz, massa cabelo de anjo, grão-de-bico, ervilha.
Ps. a massa entra aqui nos grãos só pra separar hehe.

Hoje, por exemplo, foi: patinho, acelga, espinafre, cenoura, beterraba, abobrinha e massa cabelo de anjo. Ele Adorou!!

Por enquanto é isso...Mais tarde volto com o diário do fitmama.
Bjokas


Um comentário:

  1. Gabi, como ele dorme bem durante o dia!
    Patrick dorme pouquinho, soneca de meia hora, 1 hora e olhe la!

    ResponderExcluir