Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Diário da gravidez - 6 meses

Bom dia gente!


Hoje vim relatar um pouquinho sobre como está sendo minha gravidez...Faço isso, porque sempre tive muito medo de engravidar (apesar de querer muito também).
Mas ter medo é normal né...a gente tem alguns medos importantes e alguns um tanto fúteis, mas que fazem parte do momento e que talvez sem eles nem teria tanta graça assim.

Bom, estou no  6º mês e acreditem ou não, já ganhei 12kg...Aí você para e pensa: 12kilossss????? Meu deeeusssss....que horrorrrrr...porque taaanntooo?? jesuuuuiiiiissss..coitadaaaaaa!!!

hahaha..Bom, pelo menos é isso que eu penso de mim mesma (na verdade tem palavrões no meio destes meus pensamentos..tipo: que booossstaaaa..mas pq tão gordaaaaa?!?!etc).

Mas, sim, estou com 12kg a mais de quando descobri que estava grávida. Aí me falam: Mas nem parece que é tanto assim. E eu digo: Graças a Deus.
E onde estão estes 12kg?? Eu sei! (acho q meu marido tbm sabe haha). Bom, obviamente tem toda a parte do baby, como placenta, líquido, útero, ele, seios e etc. Mas tem uma boa parte em gordura nas minhas costas e pela bunda, certamente.

Mas será que sinto estes 12kg a mais em mim? Eu não sentia, até essa semana que meus calcanhares começaram a doer constantemente, Gente, Juto, não posso ficar muito em pé que já me aaarde o calcanhar. E LÓGICO, o ciático. Ele dói..e como dói!

Pra dormir, como faz? Troco de lado a cada 1 hora aproximadamente, e só troco pq acordo com dor no ciático, viro o pé pra fora, alongo ele, viro de lado e durmo de novo. E assim são minhas noites!

Se estou saudável? SIM, Graças a Deus! Está tudo certo. Nós 2 estamos bem. Mas esses kg a mais são desnecessários né?!

O que quero dizer com isso é que se você engravidou agora - Cuidado com essa boca! :) Mantenha a força e o foco (e a calma) pra não sair comendo tudo que aparecer na frente, como eu fiz.
Porque segurar na dieta depois que a caca está feita é bem mais difícil, porque do 5º mês pra frente a coisa só vai.

E se está planejando engravidar, já entre em alguma dieta pra ficar na melhor forma possível antes de entrar nessa onda de comidas e enjôos. Minha sorte é que eu estava reduzindo %BF antes de engravidar e me sentindo mais seca.

MAS, contudo,porém ,entretanto, todavia..engordar de menos é péssimo também! Péssimo pra quem? Pro seu bebê, claro. Você fica magra e tal, mas e ele? Existem mil coisas que podem acontecer se você engordar de mais ou de menos na gravidez, alguns riscos para ele e você, mas isso vou abordar em outro tópico. ok?!

Mas vamos falar desse peso todo:

Encontrei essa imagem na internet e achei bem interessante.

Aqui mostra certinho a distribuição do peso durante esse período lindo da nossa vida.

A retenção hídrica, ou inchaço, dependerá muito de mulher pra mulher. No meu caso eu não levo sorte, pois sempre inchei muito, em cada período menstrual eu aumentava de 2 a 3kg só de retenção hídrica, então dá pra imaginar que com esse calor já comecei a inchar que é uma beleza.
Para evitar ou pelo menos melhorar isso, comecei drenagem linfática e fisioterapia. E dá-lhe água nesse corpo né.
´
Lembrando que é importantíssimo ter o consentimento do médico e fazer com um fisioterapeuta que conheça as técnicas que poderão ser usadas em gestantes, já que somos pessoas com algumas limitações,como por exemplo, a drenagem só poderá ser feita nas pernas para evitar indução de contrações no útero.

A minha meta, quando engravidei, era de ganhar no máximo 9kg no total. Percebe-se que não obtive sucesso :) Com isso tive que mudar minha meta, que agora serão no máximo 16kg.

A gente precisa levar em consideração, também, o porte físico da mulher. Eu nunca fui magra, do tipo sequinha, pernas e braços finos, do tipo longilínea sabe?! Sempre segui a linha ¨entroncadinha¨, com quadril largo, perna grossa, braços grandes. Mesmo na minha fase mais ¨seca¨ sempre fui grandinha, então isso faz com que eu não fique com aparência de grávida da Grazi ou Gisele Bundchen.

E precisamos nos conformar com isso. Com o biotipo e as consequências da gravidez.

E aí você vai trabalhando com as roupas que fiquem melhores, que não pareça taaanto que você tá um bujãozinho. :)

Você é do tipo longilínea? Super sequinha? Ótimo pra você!! Vai ser mais fácil se olhar no espelho.

Mas você é como eu, pensa pelo lado bom, depois que o baby nascer estes kg todos vão embora (no parto e amamentação) e você vai conseguir ter sua bunda, suas coxas de volta. Assim espera-se.



Ainda vou montar o plano do último trimestre e o pós-parto.
Quero ficar uma mamãe super sarada depois que meu lindo nascer.

Tenho algumas mamães em vista para fazer um antes e depois e assim que puder mostro pra vocês!

É isso minha gente..hoje vim fazer um desabafo mesmo heheh..
Bjokas e boa semana!