Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dieta da grávida!

Bom Dia Gente!!

Tudo bem?

Pois então...como já tinha comentado, eu sofri muito no começo da gravidez..mas não sofri de dores, enjôos e essas coisas...sofri de Foooooomeee mesmo!!
Parece que me baixou o espírito das super gulosas e comecei a comer tudo que via e sentia vontade.

Resultado: Engordei mais do que o planejado (por mim mesma).

Mas, como tem aquela história de que precisamos ter força de vontade, foco, determinação e tal, eu decidi tomar vergonha na cara e voltar a me alimentar de forma decente (porque até fandangos eu comia..pensa na desgraça).

Então montei uma dieta...tá..dieta não..montei um plano básico para seguir e não levar pito da médica cada vez que subo na balança.

Outra coisa que aconteceu comigo quando descobri que estava grávida, foi o seguinte...eu me perdi! Sim..me perdi toda! Sou nutricionista, sempre treinei, fiz atividade física, mas sei lá, parece que esvaziou tudo aqui dentro..que fiquei louca e burra haha...Verdade!! Tipo: Então vamos comer de tudo porque eu posso e porque eu quero mesmo.
Aí isso fez com que eu nem soubesse mais o que comer direito, ai não sei explicar, me perdi!

Por isso acabei indo atrás de ajuda (internística) mesmo, mas sem sucesso...não achei nenhuma pessoa que falasse algo de dieta para grávidas..algo que eu pudesse copiar e colar para seguir, já que eu tinha ficado meio zonza com a situação.

Por isso, decidi postar esse mini plano que fiz pra este momento da minha gravidez e dividir com vocês...vai que tem uma mãe como eu perdida que precisa de algo para copiar e colar. :)

Mas antes vou falar assim: Eu não deixei de comer nada que ¨meu corpo¨ pediu, como feijão, arroz, frutas..muitas frutas, carne vermelha, etc. Tudo que sinto vontade de comer (coisas saudáveis), eu como!

Como tomo suplemento vitamínico, orientado pela obstetra, eu estou bem estocada de vitaminas, mas no início era só comida mesmo..nada de suplemento (a não ser o ácido fólico né), então eu tinha muito medo que faltasse qualquer coisa pra ele, como ferro, cálcio, vitaminas no geral.

Aí nesse segundo trimestre eu me senti mais à vontade para comer menos, deixar de comer algumas coisas, pois já tenho as vitaminas do suplemento.

Bom..vamos lá.

Café da manhã:

Omelete de 3 claras e 1 gema com queijo, peito de peru.
OU
Sanduíche (pão integral, margarina, peito de peru, queijo) às vezes troco por pão francês, pois tem uma hora que o integral me irrita :)

Suco de laranja sem açúcar (meu vício de grávida)
OU
Leite desnatado com nescau light
OU
Café preto descafeinado

Lanche da manhã:

Iogurte - só estou comendo o Grego, pq os que tomava antes me dão raiva :) e esse convenhamos que é muito bom né. Adiciono fruta em calda as vezes..quase sempre :)
Fruta - ameixa, pêra, maçã ou uva.

Almoço:

Proteína - frango ou carne vermelha (mas me sinto melhor com frango..demoro muito pra digerir a carne vermelha)

Salada - muuuito bem lavada. Então fora de casa não como salada, pra evitar qualquer tipo de mal estar ou até pegar doenças. Então só como salada no almoço se eu mesma tiver lavado.

Carboidratos - Arroz integral ou parbolizado ou macarrão integral (Raramente branco), purê de batatas.

Lanche da tarde 1:

Igual ao da manhã.
às vezes faço salada de frutas :)

Lanche da tarde 2:

Se for antes de ir para a academia eu como sanduíche natural ou algo mais pesadinho. Mas se não for eu vou de iogurte de novo.

Algumas vezes, se estou em casa com a mãe, tomo café da tarde..delíciaaa!! Café, misto quente..essas coisas. :)

Jantar:

Salada - agora sim..bastante salada, bem linda.
Proteína - Peixe, frango ou carne...mas à noite estamos mais de peixe mesmo.
Carboidratos - raramente como à noite, só quando tomo sopa e tem macarrão nela, por exemplo. Mas é bem raro.

Às vezes como uma fruta antes de dormir pra não ir pra cama ardendo de fome e azia. E pronto!


Por enquanto estou indo assim...

Claaaaro que tem excessões. Tipo almoçar na sogra, um dia ou outro no shopping, churrasco final de semana...essas coisas.
Aí como outras coisas né...strogonoff, polentas, carnes...hmmm e vou parar de falar senão a fome já vem.

Observações:

Meu café é descafeinado...por duas razões:
  * tenho sensibilidade à cafeína
  * obstetra sugeriu que não ingerisse cafeína para não afetar o bebê de alguma forma

Não tomo adoçante, só adoço com açúcar mesmo.
  * o gosto me enjoa.
  * grávidas não podem tomar sacarina (não mesmo)
  * os outros adoçantes são liberados, mas eu prefiro evitar. Ele não precisa ter contato com isso né.

Fotinho para descontrair...

Meu marido se divertiu fazendo isso haha


Gente..creio que seja isso.

Espero, como sempre, ter ajudado algumas mamães ou futuras mamães.

Bjokas e até a próxima!



15 comentários:

  1. Tbm estou tentando me alimentar direito, Gabi. Mas nossa, é uma fomeee que DÓI!!! Dói no fundo do estomago e minha vontade é de correr pro Bob's e me jogar num lanche gigante!
    To tentando parar o café, mas não consigo.. tomo bem pouco, mas tomo!
    Arroz integral não consigo, passo mal. Mas to comendo bastante salada, omelete de espinafre (viciei) e outras coisitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha...é né..é terrível! Uma coisa que não é normal!
      Eu amo café também, mas agora tomo descafeinado e nem é tão ruim não. É só saber preparar direitinho que fica bom.
      Ah que bom..mas força aí..quando eu tinha fome eu deitava e dormia pra não comer haha
      bjaoo

      Excluir
  2. que linda que vc está grávida!!! que seu filhote venha com muita saúde, e espero q volto logo com os videos de treinos..era a minha inspiração kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lylliannn!
      Amém guria...obrigada pelas palavras!
      Ah sobre os vídeos, estou editando um agora mesmo pra colocar no canal e aqui no blog.
      Demora demais pra carregar, mas até amanhã vai :)
      bjaoo

      Excluir
  3. Ebaaaaaaaaaa uma dieta!!
    Pq eu tb estou perdida... eu até comento que grávida fica meio lesada, kkkkkkkk, eu acho que já engordei um pouco e estou muito triste, pq na vdd nem como coisas que engordam, mas como arroz, feijão, frutas, e acho que por seguir uma dieta muito restrita durante um tempo, quando voltei a uma alimentação normal engordei!! to tão bochechuda :(((

    Mas vou esperar entrar no 2º trimestre e vou levar uma dieta a sério!!!
    Sua barriga está linda!!! Deus abençoe vcs!!

    Acompanhando SEMPRE!!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha..ai e eu acho que fica lesada mesmo. Eu nunca fui de derrubar nada no chão, mas guria do céu agora pareço uma anta, tudo q pego cai, desmonta, bate..ai ai..um saco haha
      Mas nem pense em dieta do tipo restrita, a gente precisa pensar no bem de quem tá aqui dentro né...só reduz algumas coisas.
      A fome ainda me assombra, mas estou conseguindo me acalmar haha..
      bjão e muita saúde pra ti!

      Excluir
  4. Lindo barrigão!!
    Essa dieta você indicaria só para grávidas? Eu gostei dela mas como meu objetivo é hipertrofia acho que deveria ser um pouco mais 'pesada pra mim...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julii..obrigada :)
      Ah não...só pra grávidas mesmo. Pro teu objetivo seria bem diferente.
      E essa ainda é pra grávida que aumentou muito peso já hehee
      Bjããoo

      Excluir
  5. Gabi como está grande tua barriga!! Está linda, aproveite bem este momento, passa tão rápido. Apesar de fazer tempo que não comentava, estou sempre acompanhando tudo por aqui. Um beijãooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii..noossaaa..eu fico até apavorada às vezes. Tá grande demais hehe.
      Obrigada pelo carinho.
      Bjããooo

      Excluir
  6. Que linda Gabi!
    Não conhecia seu blog... Vou segui-lo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidii!!
      To começando hehe..guria mas é difícil demais mexer aqui..me bato toda e não sei colocar várias coisas hahaha..
      Mas aprendo!
      Bjaoo e te acompanho lá

      Excluir
  7. Gabii, vc conhece alguma boa nutricionista esportiva aqui em Ctba? Estou querendo muitooo fazer um acompanhamento nutricional mas não sei quem procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii..!!
      Nutri esportiva aqui não sei te indicar. Posso te indicar meu nutrólogo, que é O cara! :)
      O nome dele é Eduardo Poloni, fica perto da praça do japão.
      Bjaoo

      Excluir
    2. Muito obrigada, Gabii!!! ;)

      Excluir