Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Creatina - Parte II

Oi gente!!


Conforme eu tinha falado, vou tentar sanar algumas dúvidas sobre a creatina. ok?!

Recebi diversas perguntas via e-mail, face, twitter...as perguntas foram muito parecidas, por isso vou fazer um geral tá?!

Não vou falar cientificamente, vou falar o mais claro e básico possível, baseado em teoria e muita prática (minha e de outros).

Creatina X Celulite X Inchaço


Esta é uma dúvida muito comum quando uma mulher procura saber mais sobre a creatina.. se ela vai ¨dar celulite¨ ou se ela vai ao menos evidenciar as que ela já tem.
Essa não é a função da creatina e nem deveria ser uma consequência do uso dela, porém em alguns casos o uso dela pode fazer com que você ¨ache¨ que tem mais celulite do que tinha antes, pq ela vai reter líquido e aí a pessoa acaba se sentindo meio inchada e acredita que tenham aparecido algumas a mais.
O fato é que isso é mito, a creatina não aumenta a celulite, não te adiciona mais. No início do uso ela pode te inchar, mas depois de umas 2 semanas de uso (uso correto) essa sensação passa e a suposta celulite também se vai.
Para acabar com a celulite, ou pelo menos amenizar existem diversos tratamentos e eu diria que o principal é CUIDAR COM O QUE COME! De nada adianta usar creatina, whey, treinar, bcaa e blablabla se continuar com os chocolates, refrigerantes e falta de água e de exercícios aeróbicos.

Quer acabar com a celulite??

Alimente-se bem! De forma saudável, evitando doces, guloseimas e refrigerantes.
Capriche na água! Tome 2 litros por dia, no mínimo. Consegue tomar 3, 4 litros, ótimo!
Faça aeróbico! Corra, pedale, nade, caminhe (numa velocidade considerável,nada de passeio), MEXA-SE!

Outras coisas que ajudam...
Pode parecer muita bobagem para algumas, mas por experiência própria, massagem, drenagem linfática e o tratamento Heccus ajuda e MUITO!

Eu sou apaixonada por drenagem linfática e no ano passado fiz um tratamento chamado HECCUS e fiquei enlouquecida! É como se a Marcieli tirasse cada celulite com a unha! Foi o primeiro verão que me senti muito bem com minha bunda hehe..

Resumindo, então... Creatina não aumenta celulite! Mas precisa saber usá-la de forma correta para não reter tanto líquido e se sentir um baiacú!


Como tomo a creatina?? Quantidade, horário, por quanto tempo??etc...


Pergunta muito comum também, porém a forma de uso vai de cada um. Eu vou falar do que EU fiz e deu certo, mas cada profissional segue uma linha e tal.

Vamos começar pela saturação! Muitos acreditam que seja besteira saturar a creatina, mas eu acabei aprendendo que ela deve ser feita por diversas razões e por isso sempre fiz assim:
Os 4 primeiros dias de uso, toma-se 20g de creatina/dia, isso dividido em 4 doses.

Eu fazia assim nestes 4 primeiros dias:
5g no café da manhã com fruta, 5g no almoço com suco de fruta, 5g com água junto com minha refeição de pré-treino e 5g junto com meu whey e dextrose no pós treino.

Os próximos dias serão 5g de creatina/dia. Aí tem dois modos e eu testei os dois.
Modo 1 - 5g com whey e dextrose no pós treino imediato.
Modo 2 - 2,5g na refeição pré-treino (30 minutos antes) + 2,5g no pós treino imediato com whey e dextrose.

Pra mim o que mais funcionou foi o modo 2. Não sei explicar porque, ou dar mil razões, só sei que quando fiz dessa forma tive ótimos resultados.

O tempo de uso vai variar muito, alguns usam por 1 mês e param, outros por mais tempo e por aí vai!

Eu também já testei usar a curto prazo (30 dias) e a longo prazo (90 dias).
Obviamente o que me deu mais resultado positivo foram os 90 dias. Primeiro porque no começo o corpo está se adaptando a esse excesso, aí ele incha, você sente mais força e até disposição, aí com o passar do tempo você vai se adaptando e consegue usar essa força para pegar mais carga e aumentar o volume do treino. Sendo que o inchaço começa a passar já. Segundo que ela fica mais tempo no organismo, então, claro, que ela vai te ajudar mais!

Resumindo...eu fazia assim (e é assim que gostei)

4 primeiros dias - 20g/dia dividido em 4 doses (café, almoço, pré e pós treino)
86 dias restantes - 5g/dia dividido em 2 doses. (pré e pós treino)
Sempre com uns 3 a 4 litros de água por dia. E a creatina sempre com algum carbo junto (suco de fruta, fruta, dextrose, malto, água de côco...)


Creatina + Oxandrolona - Posso usar os dois juntos?



Bom, esse assunto é um pouco mais complexo, por se tratar de uso de hormônios, mas eu diria que é bom evitar misturar estes dois.
A oxandrolona é um esteróide anabolizante com moderado poder andrógeno e por ter baixos efeitos colaterais é muito utilizado por mulheres. Ela auxilia no aumento de força da pessoa.
Acontece que a creatina, na prática, também vai ajudar no aumento de força.
Eu diria para usá-los separadamente, pois os dois, na prática, retém líquido. 
Quem já usou oxandrolona já percebeu que ela dá uma inchada na pessoa, que seria basicamente o que a creatina faria. Então é bem capaz do usuário se sentir um balão ambulante quando utilizar os dois juntos, ainda mais uma mulher. Além do que não há necessidade da creatina neste momento, então para que gastar com isso?
Eu digo: Faça o ciclo com um e depois com o outro. E diria mais, comece pela oxandrolona, faça o ciclo, perceba os resultados, espere 1 mês e inicie com a creatina, se achar que precisa.
Obs. não estou dizendo para usar anabolizante! Mas a pergunta que me foi feita foi essa e estou respondendo ok?!


Creatina + Estanozolol



Bom, o estanozolol é um esteróide anabolizante sintético derivado da testosterona. Ele é da classe dos ¨aumentadores musculares¨.

E sigo a mesma linha do que falei sobre a ox ali encima...Não faça o uso dos dois ao mesmo tempo, acho perda de dinheiro e até de resultado. Na prática, o estano vai te ajudar a crescer, mas vai te ajudar a secar bem, e aí é que a creatina deve sair da jogada. Você não vai conseguir ver o resultado de cada um se misturar os dois. Entende?!? Então, vá pela mesma linha, use um direitinho, avalie os resultados e depois use o outro.Agora a indicação mudaria...primeiro eu usaria a creatina e depois o estanozolol. A creatina vai te inchar e ajudar a aumentar e o estano vai te ajudar a aumentar pouco e secar bem.Obs..de novo...não estou dizendo para usar anabolizante! Só estou respondendo a pergunta ok?!


Uma observação muito importante a fazer é o uso de muita água durante o processo. 
E sempre prestar muita atenção se você tem algum problema renal e se tiver é melhor procurar um especialista ok?!

Espero ter ajudado vocês :)
Dúvidas mandem comentários.

Bjokas Gabí

18 comentários:

  1. Gabi, qual a melhor marca de Creatina??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Olha, eu não posso te afirmar qual é a melhor marca, o que posso é dizer que eu sempre uso da Optimum e adoro!
      Nunca usei outra pq essa pra mim foi perfeita!
      Bjaooo

      Excluir
  2. Gabi você tá tomou estano? Sei que os efeitos colaterais dependem muito de pessoa para pessoa mas gostaria de saber os pontos negativos dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda. Não tomei não. Ah existem diversos pontos negativos, só precisa avaliar se vale a pena pelos positivos.
      Mas tudo depende da pessoa, tem gente que não tem nenhuma alteração e outras que mudam completamente. Tem que ter sorte hehe.
      É muito difícil dizer se tu vai ter algum efeito do tipo masculinização, algumas mulheres engrossam voz, aumenta clitóris, cresce mais pelos, e pode até mudar o rosto, mas é muito difícil pq ela é fraca nesse sentido.
      O que dá pra fazer é testar se achar que vale a pena.
      bjaoo

      Excluir
  3. Gabi, comecei a tomar a creatina e senti muita tontura pressão caindo e dor de cabeça, é normal esses efeitos colaterais vc sentiu tb?, e na embalagem da optimum diz q acima de 3g ela pode ser prejudicial a saúde, procede?
    E agora não sei se continuo, paro.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      Na verdade eu acrdito que não seja normal não. É melhor tu ver o que está acontecendo. Tomou bastante água? comeu bem antes do treino.
      Lembro que uma vez passei muito mal e achei que fosse a creatina, mas na verdade eu não tinha me alimentado corretamente antes do treino...às vezes é isso.
      E dá-lhe água né!
      Flor, o ciclo mais básico que se faz é de 5g por dia. Não tem problema não, se realizado da forma correta.
      Bjãão

      Excluir
  4. Gabi lindona... Eu começei a tomar creatina(pela segunda vez, pois no começo do ano eu estava com uma em pó e fiquei com infcção urinaria da braba, ai agr tou teimando de novo, so que me cuidando mais, é claro.) em capsula há duas semanas e tomo ela uns 10min antes de treinar. É melhor assim ou tomar uma meia horinha antes ou ate mais?! Beijããão =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii..
      Eu sugiro tomar meia hora antes do treino e imediatamente após.
      E coma algo com carbo sempre junto.
      Bjãão

      Excluir
  5. Oi Gabi, tudo bem???

    A creatina deve ser tomada todos os dias? mesmo nos dias de descanso?? Eu divido meu treino em 2 dias de pernas (1 anterior, 1 posterior e gluteos) e 2 de braço e um dia de dança (tecido acrobático), tenho dois dias de descanso, quarta e domingo.. é muito?? Qtas duvidas... rs

    Bjaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alyne. tudo bem e vc?
      Sim, ela deve ser tomada todos os dias,mesmo em descanso para que ela fique no organismo.
      Seu treinamento está bom, não é muito não.
      Só lembre de tomar muita água com a creatina ok?
      Bjãão

      Excluir
    2. Ai nos dias que eu nao treinar eu posso tomar a creatina antes e depois do aero??

      Obrigada por responder... bjoooo

      Excluir
    3. Toma só depois daí..não precisa antes.
      bjo

      Excluir
  6. Olá Gabi, adoro seu blog! Li o seu post sobre oxan + creatina e gostei muito, pois estava com muita dúvida sobre tomar os dois juntos. Vou seguir seus conselhos e tomar primeiro oxan e depois creatina. Você aconselharia tomar shotgun junto com a cretina, ou só depois? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...

      Então, na verdade eu não sei te responder esta questão...acredito que não seja necessário tomar junto, mas na verdade não sei te responder certinho.
      bjãoo

      Excluir
  7. Oi Gabi, e oxandralona vc já tomou? Tenho muita vontade de tomar, mas tenho um certo receio. Vou adorar se vc for super sincera kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danii..
      Não tomei, mas conheço muita gente que tomou e gostou dos resultados. Mas acredito que se for fazer tem que ser acompanhado por médico, pq essa de ir tomando por conta própria pode te dar alguma complicação, como no fígado por exemplo.
      Procure um endócrino e peça a ele..aí você vai fazendo os exames de rotina.
      bjãoo

      Excluir
  8. Gabii, voce tem um corpao, amo suas pernas e quero ter elas iguais as suas haha queria saber se voce nao tomou nenhum anabolizante para chegar a esse resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda amada!
      Não tomei não. O que usei e gostei de mais pra ganho foi a creatina. Amo ela! Depois do verão farei para aumentar e usarei ela certamente.
      Bjaoo

      Excluir