Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cuidados com a pele I (hidratação e estrias)


Atualizando... Este post foi publicado dia 02/08/2012 no meu antigo blog!

Oooii gente!!
Hoje decidi falar de um assunto que me preocupa bastante nessa minha nova fase…Como cuidar da pele para evitar estrias indesejáveis.
Eu sempre me cuidei muito (como a maioria das mulheres), uso muito hidratante, óleo, protetor solar, tônico e tudo mais, mas agora na gestação existem dois probleminhas que me assustaram ainda mais, que foi a facilidade com que as estrias e as manchas aparecem em grávidas (a parte das estrias também serve para as atletas e marombeiras, já que estamos sempre aumentando e secando né)!!!
Por isso, andei pesquisando, conversando e vim aqui dar algumas dicas de cuidados com a pele!
Vamos começar pelo básico..que seria a limpeza da pele (não vou me ater muito à limpeza e esfoliação hoje ok..vamos para a hidratação).
Limpeza da pele deve ser feita com um sabonete neutro e diariamente. E deve-se evita o uso de água quente.
Esfoliação da pele pode ser feita a cada 15 dias ou semanalmente, dependendo do seu tipo de pele.
Tonificação da pele. (Tonificantes bons contêm ativos como alantoína, ácido hialurônico, chá verde, camomila, calêndula e ácido glicólico)

Tonificando a pele – Foto minha tirada do site da minha grande fisioterapeuta Marcieli Martins
Agora vem a parte que me interessa no momento :) A hidratação!
Nesse início eu optei por um produto que acho em qualquer lugar e com um preço muito bom, já que vivo me atochando de creme, que é o famosão Nivea! Uso o da latinha que é mais grosso e potente nos seios (que é onde não tenho como controlar com o peso) e um Nivea Milk, que vem com óleo de amêndoas, na barriga e restante do corpo.

Muito hidratante, custa 8,00 e passo nos seios.

Hidratante, custa 11,00 e passo no corpo todo!
Outra dica boa, que recebei de uma amiga mamãe, é misturar a latinha do nivea com um óleo de amêndoas daqueles de farmácia mesmo.

Maravilhoso. Custa 3,00! Só cuidado com o cheiro, tem uns que fedem muito!
Agora que vou entrar no Quarto mês e a barriga já começa a crescer mais e os seios já querem começar a cair com a gravidade :( , vou começar a usar alguns cremes próprios para gestante. (bons também para quem coloca silicone.. FicaDica hehe)
Começando pelo famoso MUSTELA

Mustela para gestantes
Essa marca é muito conhecida entre as mamães, por ser altamente eficaz na hidratação e tratamento da pele durante a gravidez, no pós parto e tem uma linha completa para o bebê. (Mais tarde falo sobre essas duas últimas linhas). (Famoso também porque parece que a Angélica e Angelina Jolie usaram hehe)
A linha 9 months foi desenvolvida especialmente para a gestante e assegura a resolução de alguns problemas como estrias, pele seca e pernas cansadas. Além disso é uma linha extremamente segura e não constituem nenhum risco para o bebê.
O único inconveniente (que eu achei) foi o preço. É bem salgadinho. Aqui no Brasil custa entre 80,00 e 100,00 e pro tanto que eu uso vou acabar gastando uma grana em creme. Fora do Brasil é mais barato, mas não muda muito não.
O que pretendo fazer é investir na linha Mustela para bebê, com protetor solar, hidratantes, óleos e kits de banho….aí sim valerá a pena para mim!
Temos o HIDRAMAMY

Hidramamy 120g ou 200g – 55,00 a 80,00
Também é uma loção hidratante para gestantes. (pra quem não sabe gestante não pode aplicar qualquer creme, tomar qualquer remédio ou usar qualquer pomada, pois alguns produtos podem apresentar risco ao desenvolvimento do bebê, por isso é importante cuidar com tudo que usamos ou passamos).
Esse creme possui polipeptídeos botânicos e silício orgânico hidroxiprolina que estimulam a formação de colágeno e elastina, melhoram a firmeza e textura da pele e atuam como adjuvante na prevenção de estrias
Custa aproximadamente 55,00 a 80,00. O preço também não é lá essas coisas, mas dá pra começar a perceber que não terei como gastar pouco com cremes né?!?!
E por último tem o MATERSKIN

MaterSkin 120g 52,00 a 60,00
Bom, este foi indicação da minha super médica e é com esse que eu vou a partir de agora.
Ele contém 3 óleos importantíssimos na hidratação da pele, pois criam uma barreira que evita a perda de água e o conseqüente ressecamento:
-Óleo de amêndoas doces: Óleo vegetal rico em ácidos graxos, dentre eles se destaca o ácido oléico. Com propriedades nutritivas, é auxiliar na melhora da flexibilidade e elasticidade da pele.
-Óleo de macadâmia: É a maior fonte natural de ácido oléico (40%) e palmitoléico (25%). Por isso repõe com facilidade esses lipídios que a pele perde com o passar dos anos e através da ação de agentes externos (sol, poluição etc).
-Óleo de calêndula: Possui alto teor de ácidos graxos, com ação emoliente.
E ele também possui uma combinação de silicones, o que torna o produto fácil de aplicar, agradável, de rápida absorção e toque suave.
Custa de 52,00 a 60,00…Sim, não é nada comparado com o meu Nivea da vida, mas precisarei investir nele mesmo assim, ainda mais que a médica recomendou já!
ESTRIAS DURANTE A GRAVIDEZ??? NÃÃÃOOO!!!!
É muito normal que junto com a descoberta da gravidez apareçam mil dúvidas e medos, e se tem um que atormenta as futuras mamães é a ESTRIA.
Geralmente aparecem nos seios e barriga (mas podem aparecer nas pernas e bumbum também). E é importante saber que tem como prevenir ou reduzir o aparecimento delas.
Essas terríveis listras aparecem quando as fibras de sustentação da pele se rompem. Elas surgem avermelhadas e depois tornam-se esbranquiçadas.
Segundo a minha maravilhosa fisioterapeuta Marcieli Martins ¨A melhor maneira de prevenir o surgimento dessas marquinhas nada estéticas é por meio da manutenção do peso e da hidratação da cútis – o que ajuda a impedir a perda de colágeno e elastina. Mas, caso as estrias já estejam instaladas no seu corpinho, saiba que existem alternativas bem eficazes para amenizar bastante essas linhas brancas.¨
O estiramento rápido ou escessivo da pele pode ocorrer durante a grávidez devido ao grande aumento de peso. Por isso da importância de controlar o peso nessa fase. Uma gravidez com ganho de peso de até 12 kg é saudável para a mamãe e o bebê.
Uma dica importante ( e  que eu não sabia) é evitar passar hidratante nos mamilos, pois eles podem ficar sensíveis e rachar durante a amamentação!

Bom gurias, é isso por hoje! Espero que tenha ajudado em algo :)
Bjokasss

Um comentário:

  1. Que linda...
    Não tinha visto esse post.
    Parabéns mocinha arrasou nas dicas.

    ResponderExcluir